Brother ScanNCut

A máquina que molda a sua criatividade.

0
26 abr 2021

Arte inclusiva: apoie esta causa!

Publicado por: Marcella Cruz

Respeitar as diferenças é fundamental para vivermos em sociedade. Contudo, nem sempre é assim… Basta observar como é carente a venda de bonecos que possuem alguma característica de deficiência física. Uma pena, já que eles são fundamentais para que os pequenos se identifiquem e sintam-se mais aceitos por quem está à sua volta!

Já que a indústria não possibilita essa variedade desses brinquedos em grande escala, o artesanato tem uma missão de suma importância! Bonecos com deficiência visual ou motora, por exemplo, reforçam o conceito de que somos todos iguais! E é no momento da brincadeira que podemos revelar a inclusão social.

Além disso, crianças portadoras de deficiência costumam apresentar dificuldades para se comunicarem por meio da linguagem oral. Dessa forma, o artesanato se mostra como alternativa para que as crianças interajam entre si. Está mais do que comprovado: fazer arte estimula o desenvolvimento cognitivo, social, motor e a autoaceitação.

Arte Inclusiva: boneco de feltro!

Olá, corações! Eu sou a artesã Marcella Cruz e vou te ensinar a fazer este lindo boneco de feltro que incentiva a inclusão de crianças que possuem algum tipo de deficiência física em nossa sociedade! Vamos respeitar as diferenças!

Materiais:

• Feltros nas cores nude (rosto e corpo), azul-mescla (short), marrom (cabelo), estampado (blusa), verde-musgo (sapatinho) e chumbo (muleta)
• Linhas de costura nas cores dos feltros
• Fibra siliconada
• 2 meia-pérolas de 1.0 mm (para os olhos)
• Linha de meada dupla de cor rosa
• Cola quente
• Cola de silicone líquida
• Enchedor de boneca
• Palito de churrasco
• Agulha de costura nº 7
• Alfinetes
• Caneta apagável (fantasminha)
• Blush
• Pincel
• Termolina
• Esteira para ScanNCut SDX 225 no tamanho 30 x 60 cm de cor roxa
• ScanNCut da Brother
• Moldes, clique aqui para baixar

1. Os feltros precisam ser tratados para serem cortados na ScanNCut. Para tanto, prepare a termolina para tratar os feltros: 1 medida de cola branca + ½ de água + ½ de álcool 45%. Misture bem até ficar homogêneo e borrife sobre os feltros. Aguarde a secagem. Feito isso, coloque os feltros na sua esteira da ScanNCut. Primeiramente, iremos cortar o corpo, o rosto, a blusa e o sapatinho.

2. Faça o download dos moldes. Salve-os em um pendrive e insira-o na sua ScanNCut. Na tela da sua ScanNCut, clique em “Recuperar Dados”, no ícone de pendrive e localize os arquivos dos moldes.

3. Na tela inicial, clique no ícone de chave de fenda, assim como mostra a imagem. Clique, na sequência, em área de recorte e então ajuste para 12 x 24 polegadas. Com isso, você vai poder colocar a sua esteira maior de 30 x 60 cm.

4. Clique, então, em Selecione e, por fim, em Recortar. Deixe a ScanNCut no corte automático e alavanca 2.

5. Aguarde a sua ScanNCut fazer o corte dos feltros.

6. Verifique o corte perfeito dos feltros! Com a espátula, retire os feltros cortados da sua esteira.

7. Faça o corte do segundo arquivo (agora, referente ao cabelo e ao short). Para tanto, na tela da sua ScanNCut, clique em Recuperar Dados e no ícone de pendrive. Por fim, selecione o segundo arquivo de molde.

8. Coloque os feltros de cores marrom (cabelo) e azul-mescla (short) na esteira. Lembre-se que os feltros já devem estar tratados, assim como explicação do passo 01. Dica: para maior fixação, pressione os feltros com o rolinho na esteira. Se quiser, poderá ainda colocar pedacinhos de fita-crepe ao redor do feltro.

9. Na tela da sua ScanNCut, clique em “Recortar” e “Iniciar”.

10. Aguarde o corte da sua ScanNCut. Veja como o corte ficou perfeito! Com a espátula, retire o feltro da base.

11. Com a caneta apagável (“fantasminha”), marque os olhos e a boquinha na parte de frente da cabeça (feltro nude).

12. Com a linha de meada dupla de cor rosa, faça ponto-atrás ou correntinha para bordar a boca.

13. Com a cola de silicone, cole a parte da frente do cabelo no feltro referente à cabeça. Faça o mesmo na parte detrás da cabeça, posicionando a parte detrás do cabelo. Dica: não passe cola muito nas extremidades para facilitar o caseado posteriormente.

14. Com a agulha e a linha de cor do feltro, comece o caseado da cabeça. Faça com a linha bege, a parte da cabeça e, com a linha marrom, a parte do cabelo. Deixe aberto cerca de 3 dedos para fazer o enchimento posteriormente.

15. Com a fibra siliconada, faça o enchimento da cabeça, deixando-a bem firme. Dica: ao colocar a fibra, vá modelando a cabeça, enchendo as orelhinhas, sentindo a peça. Por fim, finalize o caseado para fechar a cabeça.

16. Com a linha de costura dupla de cor bege, faça o “fundo” do olho em cima da marcação feita com a caneta fantasminha anteriormente. Isso fará a profundidade dos olhos. Dica: entre com a agulha pela parte detrás da cabeça, levantando o cabelinho do boneco para o arremate ficar escondido no cabelo detrás. Com a cola quente, cole as meias-pérolas para finalizar os olhos.

17. Com o pincel, passe o blush para dar mais vida às bochechas.

18. Agora, posicione toda a roupinha em cima do corpo, colando, com a cola de silicone, todas as peças. Lembre-se de não passar muita cola nas extremidades das peças para facilitar o caseado. Cole na frente e no verso!

19. Com as linhas das cores dos feltros, comece o caseado pelo pescoço e vá descendo. Lembre-se de trocar a cor da linha à medida que a cor do feltro mudar na peça! Deixe apenas a abertura do pescoço para fazer o enchimento posteriormente.

20. Pela abertura do pescoço, coloque a fibra siliconada em todo o corpinho do boneco. Use o enchedor de bonecas para alcançar bem as extremidades dos braços e pernas. Deixe o boneco bem firme.

21. Com a tesoura, corte um pouco da fibra siliconada na cabeça do boneco para “abrir caminho”, assim como mostra a imagem. Encaixe o pescoço no corpo.

22. Com a cola quente, cole as duas partes entre si: cabeça e corpo. Fixe bem para aderir!

23. Se quiser dar mais estabilidade ao boneco, com a cola quente, cole um pedaço de acrílico na ponta do sapato.

24. Para fazer as duas muletas, vamos usar palitos de churrasco. Separe quatro pedaços de 12 cm e dois pedaços de 3 cm aproximadamente. Com a cola quente, forre-os com tiras de feltro de cor cinza, assim como mostram as imagens. Encaixe as muletas no corpinho do boneco.


Marcella Cruz

Feltro

Há mais de 5 anos empreendendo com arte. “O artesanato representa a minha conquista de trabalhar com o que amo”.

Comentários 0

Escreva um comentário


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mostrar todos