Brother ScanNCut

A máquina que molda a sua criatividade.

0
23 jun 2021

Artesanato na terceira idade

Publicado por: Brother

Além de decorar diversos ambientes, garantir um toque todo especial à moda e personalizar festas dos sonhos, o artesanato pode ter um papel fundamental na saúde física e emocional de uma pessoa, principalmente quando esta ultrapassa os 60 anos de vida! Isso porque, quando chegamos à terceira idade, nossa memória já não costuma ser mais a mesma… Entretanto, o hábito de fazer arte pode estimular a mente, já que aguça a criatividade!

• Ativação dos canais sensoriais

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo indica que idosos que realizam artesanato são sete vezes menos propícios a apresentarem doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer. Esses tipos de doença provocam a destruição progressiva e irreversível de neurônios, células responsáveis pelas funções do Sistema Nervoso.

• Mindset fortalecido

O artesanato como terapia é capaz de afastar pensamentos ruins. Isso porque “ocupa a cabeça”, exigindo muita concentração para conquistar o resultado esperado nos projetos. Sendo assim, em vez de ficarem preocupados com situações ruins e possíveis problemas, os idosos focam a mente na produção artística, como pintura, papelaria personalizada, costura, feltro…

Assim, é possível equilibrar as emoções e afastar todo negativismo que possa surgir. É o melhor remédio para a alma!

• Elos de amizade

Nada melhor do que fazer artesanato em grupo, pois, além de aprender técnicas artesanais, ainda promove a interação social. Isso afasta sentimentos de solidão e até ajuda a minimizar os sintomas de depressão na terceira idade. Já pensou fazer papelaria personalizada em meio a novos amigos, com direito a boas risadas e até cafezinho e bolinho da tarde? Ai, que delícia! Por conta disso, o artesanato aprimora a sensação de pertencimento a um grupo, incentivando também a sociabilidade.

 

• Autoestima elevada

Sabe aquela sensação de projeto concluído? Pois bem, essa é a melhor sensação para colocar a nossa autoestima nas alturas! Ainda mais se o artesanato estiver bem bonito e receber inúmeros elogios. Vamos combinar que é uma injeção de ânimo para qualquer pessoa! Já deu para notar que o artesanato é capaz de melhorar as funções da memória, do raciocínio, do pensamento, da criatividade e da percepção. Por isso, convidamos você a explorar os muitos conteúdos que têm aqui no blog e surpreender a todos! Afinal, independentemente da idade, com foco e dedicação, todos somos capazes de criar!


Brother

ScanNCut

Presente no mercado brasileiro há mais de 42 anos, a Brother apresenta produtos de qualidades oferecendo soluções eficientes para você empreender e investir em seu próprio negócio!

Comentários 0

Escreva um comentário


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mostrar todos