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14 jun 2021

Como o WhatsApp pode ajudar o seu negócio?

Publicado por: Brother

Atualmente, o Whatsapp é uma das principais ferramentas de comunicação entre as pessoas. Assim, em vez de ficar no bate-papo com os amigos, que tal elaborar estratégias de venda para conseguir clientes neste aplicativo? Saiba, desde já, que ter o Whatsapp de um potencial cliente é algo “sagrado”, já que esta ferramenta possibilita um contato mais próximo do que outras redes sociais, como o Messenger e o Direct, por exemplo. Assim, saber usar as mensagens corretas, sem ser inoportuno, é essencial! Confira aqui algumas dicas:

• Sua imagem:

Utilize no perfil de Whatsapp uma foto coerente com seu negócio (pode ser sua, da sua logo ou de algum produto). O nome e o status também devem ser cuidadosamente pensados para mostrar seus diferenciais.


• Salve seus contatos em sua agenda:

Segmente seus contatos por interesses ou estágio de compra (exemplos: cliente atual, inativo ou potencial). Assim, você consegue traçar estratégias de venda para cada perfil. Por isso, ao receber o contato de um cliente pelo seu Whatsapp, salve imediatamente o nome e o possível interesse em sua agenda do celular. Não deixe para fazer isso depois, pois você vai esquecer e aí… já perdeu esse contato (que é valiosíssimo, mesmo se a compra não se efetivar naquele momento).


• Lista de transmissão:

Sim, crie listas de transmissão para falar com todos ao mesmo tempo, porém de modo personalizado. “Mas como eu faço isso?” Calma, é bem simples: ao entrar no app, clique nos três pontinhos na vertical. Depois, clique em “nova transmissão” e escolha os contatos que irão receber a sua mensagem. 

Você faz uma mensagem personalizada de um serviço ou novo produto de modo personalizado, como se apenas aquele cliente estivesse recebendo.
Pense, nada mais chato do que ficar recebendo ofertas de serviços e produtos constantemente pelo Whatsapp, não é?! Então, use este recurso com moderação, para ofertar serviços muito especiais. Caso contrário, as chances de ser “bloqueado” pelo seu cliente serão bem grandes!

As Listas de Transmissão são mais eficazes do que “grupos”, exatamente para não ser uma comunicação cansativa e mais personalizada.

• Ligação com outras mídias

Ao falar no Instagram pelo Direct, por exemplo, peça o Whatsapp para dar todos os detalhes do serviço/produto. Assim, você cria um vínculo mais próximo com o cliente. Vale lembrar que o Instagram tem dono. É como se nossa empresa estivesse ocupando um “terreno alugado”. Então, você já pensou se ele para de existir da noite para o dia? Onde estão os seus seguidores/clientes?
Pensando nisso, quanto mais chamar pelo Whatsapp e salvar estes contatos, mais seguro para você!



• Ações promocionais

Realize uma ação promocional para o aplicativo. Por exemplo: “aqueles que mandarem uma mensagem agora para o Whatsapp irão ganhar 5% de desconto na peça X”. Com isso, você capta contatos que se interessam pelo seu produto e, futuramente, lança outras estratégias de venda para o seu cliente potencial.

• Seja rápido!

Nunca demore muito para responder ao seu cliente. Além disso, o ideal é personalizar o seu perfil sem marcar o horário da última vez que visualizou as mensagens do seu app. Acredite: seu cliente ficará bem chateado se vir que esteve online recentemente e não priorizou a resposta à mensagem dele.

Com os recursos que temos hoje, não existem mais desculpas quando o assunto é oferecer um atendimento ao cliente de qualidade!

Whatsapp Business

Este é um outro aplicativo para você ter conhecimento! Atualmente, já existe o “Whatsapp Business” para aparelhos de celular IOS e Android. Esse app possui muitas vantagens, sendo possível ser baixado gratuitamente em seu aparelho.

No entanto, antes de mais nada, você deve estar se perguntando se é viável ter o seu Whatsapp pessoal e o business ao mesmo tempo em seu celular. A resposta é sim! Para isso, você precisa ter dois chips no seu celular ou então validar o Business como número de telefone fixo (ao validar, escolha a opção de receber o código por ligação no fixo).

Vantagens de ter Whatsapp Business:

• Você tem um app comercial, o que gera mais credibilidade para o seu negócio. Além disso, essa ferramenta possibilita colocar mais dados em seu perfil, tais como site da empresa, localização (eletrônica ou física) e horário de atendimento (o que é perfeito para não ficar respondendo altas horas da noite!).

• Você tem possibilidade de configurar uma mensagem automática de boas-vindas / saudação automática (não sendo um spam). Outras mensagens automáticas interessantes são aquelas que promovem suas outras redes sociais, já deixando um link direto para o possível cliente acessar.

• Com o Whatsapp Business, você consegue ter um analytics de suas mensagens, ou seja, relatórios de quem recebeu, abriu e clicou em algum link que estava em suas mensagens. Ótimo para traçar o perfil das pessoas com quem está se comunicando e traçar as melhores estratégias para vender os seus produtos/serviços a elas.


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